← Back Published on

Como as pessoas tornam-se líderes?

Clichê mas real: Ninguém nasce líder e ninguém se torna um líder do dia para a noite. (Simba que o diga!)

🎯 Mas como então, as pessoas tornam-se líderes?

Existe um pipeline de liderança em que acredito muito. Esse modelo de desenvolvimento de líderes foi elaborado por Ram Charan e está presente no livro: “Pipeline de liderança: O desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo”

A premissa é de que todos possuem potencial para liderar e no pipeline de liderança, existem 6 estágios para a construção do seu eu líder.

🎬 Gerenciar a si mesmo para gerenciar os outros: quando você está em um emprego, naturalmente tem suas tarefas e obrigações, precisando cumpri-las com eficiência e produtividade. Fazendo esse processo bem, consequentemente o colaborador ganhará novas responsabilidades e pode passar a delegar tarefas. Essa é a primeira fase da transição. Passar de executor para gestor.

🎬 Gestor dos outros para gestor de gestores: aqui o papel de gestor é totalmente incorporado. A pessoa passa a possuir uma visão estratégica de todos os processos, inclusive o de selecionar e treinar colaboradores que possuem perfis de liderança.

🎬 Gestor de gestores para gestor funcional: o processo de gerir outras pessoas é pausado e ela passa exclusivamente a gerir uma área da empresa, por exemplo, gerente de vendas, mkt e etc. Aqui as habilidades de comunicação tornam-se fundamentais para que haja um alinhamento entre a sua e as demais áreas da empresa.

🎬 Gestor funcional para gestor de negócios: a multidisciplinaridade entra em jogo. Além de entender muito bem da sua área, a pessoa também precisará ter uma visão holística de outros departamentos, além de participar de metas e objetivos mais desafiadores, como KPIs e receitas.

🎬 Gestor de negócios para gestor de grupos: suas responsabilidades e tarefas passam a ter peso na empresa toda. Aprovações de budgets, projetos e análises de projetos em geral.

🎬 De gestor de grupo a gestor corporativo: o papel de um CEO, que é o nível mais alto da empresa, responsável por todo o empreendimento.

🏆O pipeline de vendas auxilia no bom funcionamento da organização como um todo e ajuda a visualizar talentos que possuem tato para a liderança, assim como envolvê-los em processos de treinamento para que se aperfeiçoem cada vez mais. O pipeline é um modelo bastante flexível e as organizações podem adaptá-lo às próprias situações e necessidades