← Back Published on

Problemas que a falta gerenciamento e segmentação trazem

Vamos começar a destravar a eficiência do seu time de comunicação interna?

O primeiro passo é tomar as rédeas do gerenciamento e da organização. Para isso, é essencial entender como está sua base de dados sobre os colaboradores.

É muito importante ter uma base de dados organizada e que contenha informações como: aniversário, tempo de casa, cargo atual, região etc. Quanto mais informações, maior a possibilidade de se comunicar de forma personalizada e automática com o colaborador.

Outro ponto: você tem um objetivo ao enviar comunicados? O que você realmente quer informar e levar até o público interno? O mesmo vale para as pesquisas. Quais informações você quer obter sobre seus colaboradores?

É sempre bom ter em mente que a comunicação interna só conquistará de fato os colaboradores se estiver falando sobre algo que eles tenham interesse em saber.

E é aqui que entra a segmentação. A possibilidade de enviar comunicações personalizadas e para públicos específicos, diminui a necessidade de fazer disparos gerais e acabar pecando pelo excesso.

As formas mais comuns de segmentação são por gênero, localização e cargo e área de atuação. Olha só essas dicas para segmentar seu público interno de forma ainda mais personalizada:

Idade - Os seus colaboradores mais jovens podem ter interesses diferentes dos colaboradores mais velhos.

Tempo de empresa - Informação bem importante por vários motivos, inclusive para parabenizar o colaborador pelo seu tempo e dedicação.

 Liderança - Comunicações enviadas exclusivamente para líderes de equipe, focadas em seu desenvolvimento.

 Descubra interesses pessoais - Imagine mandar parabenização pela vitória do time para quem é apaixonado por futebol.

Pronto! Depois de todas essas informações, você tem conhecimento suficiente para começar a gerenciar sua base de dados e decidir como segmentar os seus públicos.

Até a próxima!

Abraços,

Comunica.In