← Back Published on

Não confio em vendedor!

Em rodas de amigos e familiares ouço muito a frase "eu não gosto / não confio em vendedores".

Minha reflexão é sempre essa: já parou para pensar que nós somos vendedores o tempo todo?

Dar nossa opinião sobre algum assunto em uma roda de conversa, alguma ideia de melhoria no seu trabalho e outras pequenas coisas, como pontuar qual restaurante você gostaria de ir ou qual filme quer assistir. Percebe a utilização de argumentos + persuasão?

O clichê que todo mundo já sabe, mas sempre vale lembrar, funciona da mesma forma em entrevistas de emprego, afinal, você precisa vender seu peixe: quem você é, quais habilidades possui e porque você é a pessoa ideal para a vaga.

E em aplicativos de relacionamento também. Seu objetivo é marcar um encontro, logo, precisa despertar o interesse da outra pessoa.

Em todas essas situações você está vendendo.

Por isso, quero compartilhar algumas dicas bem importantes na hora de vender. Seja seus projetos no trabalho, seu produto e/ou serviço ou você mesmo:

Narrativas: conte histórias que envolvem a pessoa. Dessa forma é mais fácil desenvolver algum tipo de conexão.

Persistência: sem ser chato. Vejo a persistência da seguinte forma: quem é visto é lembrado. Você não precisa ficar em cima o tempo todo, mas é sempre bom mostrar-se presente e interessado.

Saber ouvir: ouvindo você consegue extrair informações sobre o que a pessoa está procurando e o que a interessa, assim consegue dar a melhor resposta possível.

Persuasão: ninguém nasce bom nisso. Você pode e deve aprender a melhorar sua habilidade de persuadir.

Curiosidade: demonstre interesse, curiosidade e vontade de saber mais sempre.

Tom de voz: fale da maneira que a pessoa fala. Ela é mais descontraída? Seja mais descontraído também.

E lembre-se sempre que quem está do outro lado é um ser humano com um universo particular de erros, medos, alegrias e diversos outros sentimentos que você não tem como adivinhar, por isso cada ação importa e o que você faz mesmo que sem intenção (como nosso amigo Mr. Bean) irá contabilizar na sua "venda"!

Se quiser compartilhar alguma situação que já passou ou colocar sua opinião, concordando ou não, será sempre uma alegria, estamos em eterna construção!



...